Rodrigo Suricato: a evolução sonora com os pedais da Universal Audio

Rodrigo Suricato, atual vocalista e guitarrista da icônica banda Barão Vermelho, compartilhou em uma entrevista exclusiva a sua experiência com os pedais da Universal Audio (UA). Reconhecido por sua habilidade em reinventar o som da banda e por seu projeto solo de sucesso, Suricato revelou como esses pedais influenciam a sua música e a evolução de seu estilo de tocar e compor.

Praticidade e Qualidade Sonora

Ao falar sobre o impacto dos pedais UA em sua carreira, Suricato destaca a união inédita entre praticidade e qualidade sonora. Segundo ele, os pedais da Universal Audio revolucionaram sua abordagem musical. “O grande diferencial desses pedais é que eles conseguiram, talvez pela primeira vez, trazer a praticidade aliada a uma integralidade do som”, disse.

A possibilidade de desenvolver a música de forma inspirada e eficiente é, para Suricato, um dos maiores benefícios. “Normalmente, praticidade no nosso meio significa ter que abrir mão de coisas que são importantes, para então fazer a nossa música e executá-la da melhor forma possível. Mas os pedais da Universal Audio trouxeram esse som com a absoluta qualidade para que possamos estar sempre inspirados para desenvolver o melhor da nossa música. É a primeira vez que sinto que a praticidade está aliada, de fato, a uma qualidade muito boa”, justifica.

Diferenciais dos Pedais UA

Em um mundo onde a busca por soluções multifuncionais é constante, Suricato enaltece a filosofia da UA de criar pedais especializados. “Vivemos em uma era em que tentam empurrar milhões de sons dentro de uma única unidade sonora, enquanto que a Universal Audio faz o contrário, trazendo pedais que são encarregados de emular determinados sons e vão ser aqueles sons fidedignos que estão dentro daquele pedal”, explica. Para ele, essa especialização facilita a programação e garante uma qualidade sonora fielmente excepcional.

Os Pedais UAudio na rotina de Suricato

Ao longo de processos criativos, ensaios e shows trabalhar com equipamentos que se adequem à rotina e às necessidades é imprescindível. “Os pedais que utilizo boa parte do tempo da Universal Audio são o Dream, o Lion e o Ox Stomp “, afirma o músico.

“No Barão Vermelho, eles se encaixam muito bem e fico coberto com basicamente todos os sons que preciso para reproduzir a nossa música, e me sentir inspirado também a levar o equipamento a um determinado limite. Descubro uma coisa nova neles a cada momento. Sem contar que para gravação eles são absolutamente imbatíveis.”

OX Stomp: essencial

Rodrigo aponta o OX Stomp como o pedal mais imprescindível da Universal Audio. “Estou muito impactado com ele, principalmente porque consegue ir muito além da tecnologia de impulse response, e traz realmente uma sensação de estar tocando numa caixa de verdade, que move o ar”, explica.

“Quando substituímos uma caixa e mudamos a microfonação toda, a característica tonal daquilo que se ouve é alterada, mas pela primeira vez isso não acontece. O resultado é uma tocada muito próxima e realista de um amplificador. Para gravar ou tocar ao vivo é imprescindível. E quando mudamos uma determinada caixa, ganhamos muita flexibilidade para fazer mudanças na palma da mão, o que é difícil de se fazer no mundo real.”

Experiências Inspiradoras

Suricato compartilhou exemplos de como os pedais da Universal Audio impactaram e continuam impactando positivamente seu trabalho. “As minhas gravações estão muito mais tranquilas de serem feitas, porque consigo chegar a um resultado sonoro de uma maneira muito mais rápida”, afirma, destacando que essa otimização do tempo em estúdio lhe permite se concentrar na criatividade e explorar novas ideias com mais liberdade.

“Estou utilizando muito os pedais na turnê do Barão Vermelho e eles vão comigo para o Rock in Rio. Confio neles plenamente para fazer o meu som em um festival tão importante, assim como nas gravações de disco”.

Dica para quem quer explorar os pedais UAudio

Para os músicos que desejam ter as suas próprias experiências no mundo dos pedais UA, Suricato orienta: “às vezes, as pessoas exageram nos graves e dentro de um contexto de uma banda, a guitarra talvez não tenha aquele timbre que escolhemos quando estamos tocando sozinhos. E ter essa compreensão do papel da guitarra no contexto da banda é fundamental para encontrar o timbre ideal”, e explica que quando um músico está tocando com a banda, essa guitarra precisa se misturar aos outros instrumentos, o que significa abrir mão de determinadas frequências.

“Não é preciso estar muito grave e, sim, ter determinadas frequências médias e agudas para que realmente ultrapasse a mixagem e se destaque ali dentro. Essa é a dica que dou tanto para músicos de estúdio quanto de palco, ou seja, aquilo que as pessoas estão escutando numa guitarra sozinha talvez não seja o ideal dentro de um contexto de banda.

O que é bacana dos pedais da Universal Audio é que eles têm plena resposta de frequência que podemos realmente alterar ao nosso gosto e, realmente ter a sua guitarra valorizada dentro de um contexto musical”, finaliza.

Rodrigo Suricato é um exemplo de como a tecnologia pode ser utilizada para impulsionar a criatividade musical. Sua parceria com os pedais Universal Audio demonstra o poder da inovação e da qualidade para abrir novas fronteiras na arte da guitarra. Com certeza, com sua constante busca por aprimoramento e experimentação com novas ferramentas, Suricato continuará a inspirar gerações de músicos e a contribuir para a evolução do nosso som.